- Comédia – Surgiu na origem.
- Drama – Surgiu na origem.
- Farsa – Surgiu na Grécia Antiga e Roma Antiga, com autores como Aristófanes e Plauto. Atingiu seu auge na Idade Média. é um gênero teatral de caráter puramente caricatural. Geralmente, possui apenas um ato, enredo curto e poucos atores.
- Melodrama – Existe desde o século XVII principalmente na ópera, no teatro, na literatura, no circo-teatro, no cinema, no rádio e na televisão.
- Musical – The Black Crook (1866),
- Revista – França, na segunda metade do século XVIII
- Stand-up comedy – EUA do final do século XIX (1969)
- Surrealismo – França na década de 1920
- Tragédia – origem
- Tragicomédia – criado por Plauto (254 a.C.-184 a.C.)
- Teatro na escola
- Teatro de feira, A primeira menção desta feira data de 1176. teve inicio em paris
- Teatro de improvisação, 1600
- Teatro invisível (Teatro do oprimido) – Uma cena do cotidiano é encenada e apresentada no local onde poderia ter acontecido, sem que se identifique como evento teatral.
- Teatro de fantoches – Grecia 422 a.C. – Egito, em 2000 a.C.,
- Teatro de sombras – China ano 121
- Teatro lambe-lambe – Brasil, teve inicio na decada de 40, declarado como teatro em 1980, basicamente sáo bonecos em uma caixa, onde a manipulacao é individual. Tem esse nome por causa dos fotografos, que começaram a fazer e tem o costume de lamber a lente.
- Auto – (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século (1.100 )XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as virtudes, os pecados, ou representam anjos, demônios e santos. Ex. autor do conhecido “Auto da Compadecida”. O padre jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597) escreveu muitos autos visando a converter os índios do Brasil ao catolicismo no século 16, como o “Auto da Pregação Universal”, o “Auto de São Lourenço” e o “Na Aldeia de Guaraparim”.
- Teatro Corporativo ou teatro para gestores – uma nova modalidade que ajuda gestores na arte de se comunicar, expressar com clareza e manter o foco de sua platéia (reuniões).
Fonte de pesquisa: Vários sites, entre eles Wikipédia.