Assim que uma nova tecnologia surge no mercado e são adicionadas diversas funcionalidades a mesma, as ameaças e desafios aumentam. Com a cloud isto não é diferente, podendo ser relacionado 7 graves problemas em relação à segurança, sendo elas:
- Perda de dados ou vazamento de informação: envolve processos como falha na criação de aplicativos, problemas no armazenamento das informações, má gestão da nuvem.
- Vulnerabilidade do compartilhamento de tecnologia: como diversos servidores compartilham uma mesma informação deve haver políticas e modelos de atualização e manutenção que garantam a realização destes serviços de forma pratica e segura.
- Colaboradores Maliciosos: envolvem políticas de segurança e controle de acesso as informações aos colaboradores, evitando assim de uma pessoa acessar informações que não cabem a seu cargo.
- Desvio de Contas e Serviços: envolve métodos de autenticação na hora de fazer login na plataforma, pois uma falha nesse fator pode colocar em risco informações importantes de uma ou mais empresas.
- APIs Inseguras: basicamente este fator não envolve somente a cloud, porem a todos os sistemas disponíveis. As APIs criadas com objetivos maliciosos infectam as maquinas geralmente via e-mail iniciando o ataque, comprometendo assim o ambiente de armazenamento e acesso as informações.
- Abuso Malicioso da Cloud: relacionado a acessos de pessoas não autorizadas a cloud, com más intenções seja lá qual o motivo.
- Perfil de Risco Desconhecido: quando se contrata um serviço na nuvem, basicamente está contratando a interface do serviço, sem saber o que está por traz como servidores, políticas de segurança e plataforma no qual o serviço roda.