Assim como para qualquer empresa, sendo esta pequena ou não, qualquer mudança deve ser previamente estudada. Para implantação da computação nas nuvens não é diferente, deve ser analisar pontos estratégicos a fim de identificar possíveis falhas no processo de implantação além de identificar quais os melhores métodos a serem seguidos para obter o melhor resultado.
Sendo assim pode-se segmentar esta etapa de analise em 3 aspectos, técnico, comportamental e estratégico.
- Aspecto Técnico: na parte técnica deve ser levada em conta fatores como tipo de negócio envolvido (tipo de produção, forma de administração da empresa), tecnologia a ser utilizada (saber quais os pontos fortes/fracos de cada uma e suas limitações) além de estar disposto a contratar caso necessário, equipes especializadas em implantação de cloud computing visando sempre o melhor desempenho e facilidade no uso da cloud
- Aspecto Comportamental: aqui talvez esteja a maior dificuldade na implantação de um sistema, seja cloud computing ou não. As pessoas tendem por extinto a resistirem às mudanças, e se não bem planejado, o processo de implantação pode acabar interferindo na estrutura da empresa. Portando, é importante antes de iniciar as mudanças, fazer um levantamento do perfil dos colaboradores a fim de identificar possíveis remanejamentos dos funcionários. Com tudo, é importante uma vez que possível, os diretores (donos) das organizações participarem por inteiro do processo de mudança, já que a inovação deve começar do nível hierárquico mais alto e assim repassado aos demais níveis.
- Aspecto Estratégico: este aspecto é o mais decisivo entre todos, pois deve ser feito um estudo minucioso da situação do mercado de trabalho, e de como a empresa está em relação a isso
Definir um planejamento estratégico é de suma importância, pois é nele que está contida as metas e objetivos a serem alcançados. Com tudo isso, se as informações levantadas estiverem a favor da empresa, significa que o processo de implantação pode ser iniciado, tomando todos os demais cuidados, por outro lado, se as informações não forem boas e não estiver a favor da empresa deve-se pensar um pouco mais e em alguns casos esperar um momento melhor para a inovação.